Certificações

INGLÊS:

Muitas vezes não basta ter o idioma na ponta da língua. É preciso provar o domínio no papel. Por isso, existem no mercado diversas certificações, exigidas por universidades estrangeiras, instituições governamentais, escolas e também empresas.

Para garantir uma nota satisfatória nos exames de proficiência não adianta apenas “saber inglês”. É preciso conhecer a estrutura das provas, estudá-las, fazer simulados, enfim, virar os testes de “ponta-cabeça”.

Os principais exames que possibilitam a certificação em inglês hoje são:

  • - TOEFL (Test of English as a Foreign Language);
  • - IELTS (International English Language Testing System);
  • - TOEIC (Test of English for International Communication);
  • - CAMBRIDGE;
  • - TEAP

 Um dos exames de proficiência em inglês mais conhecidos do mundo, o TOEFL mede as habilidades acadêmicas em inglês da maneira como elas são realmente usadas em sala de aula. Assim, as universidades podem saber que você está pronto ter sucesso nos estudos. Por isso ele é aceito em mais de 11 mil universidades e outras instituições em mais de 150 países.

Ainda que universidades europeias aceitem uma boa nota no teste, ele é infinitamente mais solicitado por instituições de ensino americanas e canadenses.

O TOEFL tem quatro seções: Reading, Listening, Speaking e Writing. Durante o teste, você realizará tarefas que combinam essas quatro habilidades de comunicação em inglês, tais como:

- ler, ouvir e falar em resposta a uma pergunta

- ouvir e falar em resposta a uma pergunta

- ler, ouvir e escrever em resposta a uma pergunta

Uma das grandes características do TOEFL é que essa prova é aplicada por um computador e, por esse motivo, a maioria das questões são de múltipla escolha (com exceção das de speaking).

O aluno pode alcançar a nota máxima de 120 pontos. Por ser uma tarefa difícil, a grande maioria dos cursos, escolas e faculdades aceitam alunos que pontuaram entre 80 a 90 pontos. Mestrados e doutorados no exterior que exigem o TOEFL podem ser mais exigentes – 100 pontos é a nota mínima.

 

Outro exame de proficiência em inglês bem conhecido entre os estudantes que desejam se qualificar no exterior é o IELTS. Aceito em até 140 países, o teste é o “queridinho” das universidades europeias.

O IETLS também se divide entre Speaking, Listening, Writing e Reading porém sua prova é considerada mais difícil exatamente porque não é aplicada por um sistema definido em um computador. As provas de speaking e listening são acompanhadas por um examinador treinado pela Universidade de Cambridge e as questões de writing e reading exigem do aplicante uma capacidade de analisar textos, gráficos e se expressar corretamente na língua inglesa, não somente em questões de múltipla escolha.

O estilo de pontuação do IELTS também é bastante diferente do TOEFL, visto que o aluno é classificado com escores de 1 a 9 em cada área do conhecimento linguístico (escrita, fala, leitura e escuta). Os avaliadores, com a ajuda desses escores, classificam o aplicante apto ou não para receber o certificado de proficiência.

O respaldo do IELTS é tanto que 10 mil organizações – entre universidades, instituições governamentais e empresas – aceitam a pontuação como pré-requisito.

Há duas modalidades de provas do IELTS:

- Academic: voltado a interessados em estudar no exterior,

- General Training: para quem busca oportunidades de estágio e emprego. 

 

O exame Cambridge English é reconhecido mundialmente e tem como objetivo colocar o candidato em contato com situações da vida real, contribuindo para desenvolver as competências necessárias e se comunicar de forma eficaz. Isso só é possível, Cambridge é instituição com mais de 100 anos de tradição no ensino e aprovação de nível de conhecimento do inglês.

As provas são elaboradas pela Cambridge English Language Assesment – setor da Universidade de Cambridge e uma das maiores equipes dedicadas à pesquisa de idiomas no mundo -, é reconhecido por mais de 20 mil instituições acadêmicas, governos e empresas em todo o mundo.

Os níveis de avaliação e exames são os seguintes:



Cambridge English: Preliminary – KET

Pode ser feito por adolescentes e adultos que estudaram de 100 a 200h de inglês.

Este exame testa as habilidades do cotidiano;

Cambridge English: Preliminary – PET

Através de materiais diversos, o aluno irá se familiarizar com o conteúdo e formato do exame. O curso visa o desenvolvimento de habilidades básicas;

Cambridge English: Proficiency – FCE

O B2: First, antigamente chamado de FCE (da sigla “First Certificate in English”) leva em consideração conhecimentos de nível intermediário superior, equivalente ao nível B2 no Quadro Comum Europeu de Referência. Ele comprova que a pessoa está apta a usar o inglês de maneira independente para se comunicar, principalmente, em quatro situações específicas: turismo, estudo, trabalho e vida social. É a certificação mais procurada no Brasil.

Cambridge English: Advanced – CAE

É adequado para quem precisa comprovar alto desempenho no idioma, seja para oportunidades de trabalho, estudo ou obtenção de vistos e programas de imigração.

É o indicado para estudantes universitários e profissionais que passem a ter habilitação para exercer atividades profissionais – e/ou de estudos – que dependam do uso do idioma.

Cambridge English: Proficiency – CPE

Considerado um dos mais difíceis, o exame de comprovação do domínio total da língua inglesa, demonstrando que a pessoa possui proficiência plena na língua, como um nativo. Seu certificado é de nível C2 – o mais elevado no Quadro Europeu Comum de Referência para Línguas.

Seu objetivo é a comprovação da fluência e gramática em língua inglesa, com testes direcionados para cada especialidade: writing, listening, speaking e reading.

Essa certificação permite transitar em qualquer área de uso do idioma.


Elaborado pela mesma instituição responsável pelo TOEFL, o exame TOEIC é usado como parâmetro universal para averiguar o real conhecimento de Inglês dos profissionais no mercado de trabalho. Utilizando as avaliações TOEIC, as empresas conseguem contratações e promoções mais qualificadas e conseguem otimizar seus custos de políticas de incentivo de aprendizado de inglês para sua força de trabalho.

Hoje o TOEIC é aceito mundialmente por mais de 14 mil empresas, agências governamentais e programas de ensino de inglês, totalizando até 150 países.

A prova TOEIC é dividida em duas partes, a primeira é a listening e reading, prova feita em papel com 200 questões que envolvem diálogos, interpretação de texto, além de frases para completar.

A etapa speaking e writing envolve conversa, descrição de fotografias, leitura em voz alta, além de debates em que você será convidado a expressar a sua opinião sobre determinado assunto. Na compreensão escrita, você deverá descrever uma frase com base na fotografia mostrada, responder uma solicitação escrita e elaborar um texto opinativo.


O TEAP é o exame de proficiência em inglês mais utilizado no contexto da pós-graduação brasileira por se tratar de um exame de alcance nacional e internacional que contempla a habilidade mais utilizada em um curso de pós-graduação: a leitura. 

Ele é composto de dois textos em inglês e um total de 30 questões objetivas, sendo 15 questões para cada texto.

O TEAP é oferecido em quatro áreas específicas:

- Biológicas/Saúde
- Exatas/Tecnológicas
- Humanas/Sociais
- Agrárias 

Ressaltamos que, apesar de haver áreas específicas, alguns dos textos contemplam temas que são de interesse comum de qualquer curso de pós-graduação, por exemplo:  ética na pesquisa, a pesquisa moderna, metodologia científica, entre outros.
Como as questões de múltipla escolha abrangem diferentes tipologias, as pontuações  também variam de acordo com os tipos de questões usadas na prova. Por exemplo, a questões do tipo  referência contextual têm uma pontuação diferente das questões de informação inferida, e assim por diante.

No TEAP há oito tipos de questões:

● Referência Contextual
● Compreensão de vocabulário
● Localização de informação
● Informação inferida/concluída
● Compreensão detalhada
● Ideia central / Objetivo do autor
● Identificação de parágrafo
● Compreensão de grupo nominal

 

 Espanhol:


Atestando o grau de domínio do espanhol por meio eletrônico destinado a estudantes e profissionais dos cinco continentes.

·       É promovido pelo Instituto Cervantes, da Universidad Nacional Autónoma de México, a Universidad de Salamanca e da Universidad de Buenos Aires, garantindo normas de boas práticas de qualidade no desenvolvimento dos testes, bem como a utilização de diferentes variedades linguísticas do mundo hispânico.

·       SIELE atesta o grau de competência na língua espanhola através de quatro provas: Compreensão de leitura, Compreensão auditiva, Expressão e interação escritas e Expressão e interação orais; e tem como referência os níveis estabelecidos pelo Marco Comum Europeu de Referência para as Línguas (MCER) do conselho da Europa.

 

O Diploma de Espanhol como Língua Estrangeira (DELE) é um título oficial que comprova grau de fluência e domínio do idioma. O teste de proficiência em espanhol é outorgado pelo Instituto Cervantes em nome do Ministério da Educação, Cultura e Esporte da Espanha. A Universidade de Salamanca é a responsável pela elaboração, correção e classificação final do exame.

O DELE avalia a capacidade de leitura e escrita dos candidatos, assim como sua compreensão auditiva e fluência verbal. O certificado é dividido em diferentes níveis, de acordo com o Quadro Europeu Comum de Referência para Línguas.