O Japonês é a sexta língua mais falada no mundo. Entretanto, a língua raramente é utilizada fora do Japão.
O Japão é um dos países mais desenvolvidos do mundo, e sua influência a nível mundial é cada vez maior. Ele tem uma das maiores indústrias de eletrônico. É a terceira maior fabricante de automóveis. E, é também um dos países mais bem classificados em termos de inovação. Isso faz com que diversas filiais de empresas japonesas estejam instaladas em todo o mundo, inclusive aqui no Brasil.
Fatores como o processo de globalização, a expansão da internet, a evolução das novas tecnologias têm se manifestado em diversos âmbitos da vida social, sem falar que o Japão é um grande produtor de animes, mangas, games, músicas, filmes e novelas que são amados por pessoas do mundo todo. No entanto, muito conteúdo não se encontra traduzido mostrando a importância de se dominar o idioma japonês.
Falar japonês também pode trazer benefícios incontáveis para a sua educação. As universidades japonesas são muito bem conceituadas internacionalmente, e oferecem muitas boas oportunidades para estudantes internacionais. Além, é claro, da experiência de morar no Japão que é país que oferece segurança e hospitalidade como nenhum outro.
O Japão é um país muito antigo e muito conhecido pelas fortes tradições culturais e grande riqueza histórica. Uma das coisas mais curiosas é que mesmo sendo um dos países mais avançados e modernos quando falamos de tecnologia, ele continua cultivando as raízes culturais que, sem dúvida, são admiráveis. Porém para ter acesso e entender melhor tais tradições, é importante saber falar o idioma e principalmente saber como se comportar e aprender sobre as regras de etiqueta no trabalho. Uma das mais conhecidas características de tal cultura é o respeito com os mais velhos. Ao ter o conhecimento do japonês, será possível entender melhor esta prerrogativa de respeitar mais o antigo e ao mesmo tempo saber valorizar as novidades.
A primeira vista, a língua japonesa pode parecer bastante intimidante. Afinal, é um idioma bastante diferente, com seus três sistemas de escrita distintos: hiragana, katakana e kanji. Mas, aprender este idioma pode ser mais fácil do que você imagina.
Com exceção dos kanji que levam mais tempo para serem memorizados, o hiragana e o katakana podem ser aprendidos com mais rapidez pelo fato de serem alfabetos silábicos (sistema japonês de escrita chamado kana). Além disso, a gramática também não é tão complicada.
Nossa metodologia é baseada no método “self learning” onde o aluno cria independência e confiança ao usar todo o conteúdo aprendido, desenvolvendo as quatro habilidades fundamentais da comunicação: compreensão, leitura e audição, expressão oral e escrita. Para falar e escrever corretamente é necessário domínio da gramática, que é desenvolvida de forma progressiva de acordo com os níveis. Para que o aprendizado seja completo, a parte cultural do idioma também é trabalhada ao longo do curso.
Nosso curso do idioma e cultura japonesa está dividido em 05 níveis, que corresponde a um teste de proficiência Japonês. As aulas podem ser em grupo, dupla ou individual.
Nível Básico : Ser capaz de ler e compreender expressões estereotipadas, frases e textos escritos em hiragana ou katakana, ou ainda em ideogramas básicos de uso cotidiano. É capaz de captar informações necessárias em diálogos curtos e falados de modo lento, em situações mais comuns na vida cotidiana, tais como em salas de aula ou ao seu redor, etc.
Leitura
Ser capaz de ler e compreender expressões típicas e frases e textos escritos em hiragana, katakana e kanji básico.
Ouvindo
Ser capaz de ouvir e compreender conversas sobre assuntos encontrados regularmente em situações da vida e da sala de aula diárias, e é capaz de pegar informações necessárias a partir de conversas curtas faladas
lentamente.
Nível Elementar : Ser capaz de ler e entender textos cujo conteúdo é familiar no cotidiano, escritos com vocabulário e ideogramas básicos. Também é capaz de compreender quase que totalmente o conteúdo dos diálogos realizados em situações do cotidiano..
Leitura
Ser capaz de ler e compreender passagens sobre temas diários familiares escritos em vocabulário básico e kanji.
Ouvindo
Ser capaz de ouvir e compreender conversas encontrados na vida diária e geralmente seguem os seus conteúdos, desde que elas são faladas lentamente.
Nível Intermediário : Ser capaz de compreender, até certo grau, a língua japonesa usada em situações cotidianas.
Leitura
- Ser capaz de ler e compreender materiais escritos com conteúdos específicos sobre temas cotidianos.
- Ser capaz de captar as linhas gerais das informações a partir de títulos dos artigos de jornal..
- Ser capaz de ler os escritos ligeiramente difíceis encontradas em situações cotidianas e compreender os principais pontos do conteúdo se algumas frases alternativas estão disponíveis para ajudar a compreensão.
Ouvindo
Ser capaz de ouvir diálogos com conteúdos consistentes, ditos em velocidade quase
próxima da natural e em situações cotidianas, compreendendo praticamente todo o
conteúdo concreto e a relação entre os personagens.
Nível pré-Advanced : Além de compreender a língua japonesa utilizada em situações do cotidiano, é capaz de compreender até certo grau a língua japonesa utilizada em situações mais amplas.
Leitura
- Poder ler e compreender o conteúdo de textos cujo teor seja claro, tais como artigos e
comentários de jornais e revistas que tratam de um amplo leque de assuntos ou críticas
mais simples.
- Ser capaz de ler textos de assuntos gerais e compreender o fluxo do texto, bem como compreender as intenções das expressões.
Ouvindo
- Ser capaz de compreender materiais apresentados oralmente como conversas coerentes e reportagens, falado velocidade em quase natural em situações cotidianas, bem como em uma variedade de configurações, e é capaz
de seguir as suas ideias e compreender seu conteúdo. Também é capaz de compreender as relações entre as pessoas envolvidas e os pontos essenciais dos materiais apresentados.
- Ser capaz de ouvir diálogos ou notícias com conteúdos consistentes, ditas em velocidade próxima da natural e em situações amplas além das cotidianas, compreendendo o fluxo do texto, o conteúdo e a relação entre os personagens, bem como os pontos essenciais.
Nível Avançado : O estudante é totalmente competente e capaz de ler textos complexos sem dificuldades. Ser capaz de ler textos com aprofundado, compreender o fluxo do texto, e entender em detalhes as intenções das expressões.
Leitura
- Ser capaz de ler textos complexos do ponto de vista lógico ou de elevado
grau de abstração, acerca de um grande leque de assuntos, tais como editorial de
jornal ou comentários e compreender a composição do texto e seu conteúdo.
- Ser capaz de ler textos com aprofundado de conteúdo em diversos assuntos e compreender o fluxo do texto, bem como compreender em detalhes as intenções das expressões.
Ouvindo
Ser capaz de compreender materiais apresentados oralmente como conversas coerentes, reportagens e palestras, proferidas em velocidade natural em uma ampla variedade de configurações, e é capaz de seguir as suas
ideias e compreender os seus conteúdos de forma abrangente. Também é capaz de compreender os detalhes dos materiais apresentados, tais como as relações entre as pessoas envolvidas, as estruturas lógicas, e os pontos essenciais.