Para pilotos brasileiros que desejam obter a certificação do ICAO ICAO (Organização de Aviação Civil Internacional) é necessário se submeter ao teste SDEA, o exame Santos Dumont English Assessment. Com as mesmas regras da Organização de Aviação Civil Internacional, o SDEA avaliará o domínio da língua inglesa dentro do contexto da aviação civil e concederá as certificações ICAO, ICAO 4, ICAO 5 e ICAO 6 – Expert. Este certificado é o documento que afirma que um aviador é capaz de se comunicar e compreender todo o vocabulário técnico aeronáutico na língua inglesa, ou seja, a sua capacidade de se comunicar e compreender o idioma.
Para ser um piloto ou controlador de tráfico aéreo é necessário atingir o Nível 4 de proficiência em todas as 06 áreas de habilidades do ICAO:
- Pronúncia
- Estrutura
- Vocabulário
- Fluência
- Compreensão
- Interações
No Brasil, é responsabilidade da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) certificar os pilotos conforme a ICAO e conhecer o modelo atual é essencial para você se preparar. Confira o modelo aqui.
Saiba como é o teste
O teste é constituído em formato de entrevista que são gravadas em áudio e vídeo, estarão presentes dois avaliadores com conhecimento em linguística e conhecimento operacional. Faz parte do teste exercícios relacionados a rotina do dia a dia dos pilotos, possíveis imprevistos além de situações de emergência. A entrevista é dividida em quatro partes:
· Parte I – Aviation Topics (Tópicos da Aviação)
São questões que estão relacionadas à sua experiência e ao cotidiano da aviação de uma forma geral. A principal finalidade dessa primeira parte é “quebrar o gelo”, ao mesmo tempo que as respostas são avaliadas. Cada resposta deve durar em torno de um minuto.
· Parte II – Interacting as a Pilot (Interagindo Como um Piloto)
Nessa segunda parte, você é o piloto, interagindo com o controle de tráfego em cinco situações diferentes. Todas as informações compreendidas devem ser reportadas ao examinador, sempre utilizando a fraseologia da aviação. Aqui, o objetivo é avaliar a sua capacidade de compreender e interagir em inglês.
· Parte III – Unexpected Situations (Situações Inesperadas)
São apresentadas três situações de emergência, por meio de gravações de diálogos entre um piloto e um controlador. O candidato deve fazer uma descrição completa do ocorrido, da aeronave, das condições climáticas e do local, deve reportar tudo o que conseguiu compreender e responder questões sobre cada situação. No fim, ele deverá indicar qual foi a situação mais difícil de lidar e apontar possíveis soluções ou formas de prevenir o problema. Essa etapa tem como objetivo avaliar todo o seu conhecimento técnico e seu vocabulário e sua compreensão do idioma frente situações reais de emergência.
· Parte IV – Picture Description and Discussion (Descrição e Discussão de Foto)
Na última parte do exame, o candidato deve descrever uma foto e responder perguntas relacionadas à imagem utilizando sempre uma linguagem técnica. São apresentadas afirmações e o entrevistado deve dizer o quanto concorda ou não com elas, sempre justificando a sua opinião.
Apesar dos tópicos serem fixos, sempre é possível que o avaliador lance novas perguntas ou interações por conta própria. Outro ponto importante é que os áudios apresentam toda a estática e interferências típicas de uma situação real.
Resumo do Curso
- - Aulas individuais ou em grupo
- - Módulo de 50h ou 100h
- - Datas de início: Sob demanda
- - Aulas por semana: mínimo de 02 horas