O Espanhol é segunda língua do mundo por número de usuários e o segundo idioma de comunicação internacional, atrás do inglês. Importante para a cultura, negócios e política, a língua espanhola ocupa uma posição determinante no cenário mundial e cada vez mais desperta o interesse de quem deseja aprender uma segunda língua.
O mundo latino se move a uma grande velocidade. Sua influência na sociedade, na cultura e nos negócios cresce a cada dia, e falar, no mundo latino, significa falar em espanhol. Os países hispânicos mostram um grande crescimento econômico, sendo desta forma um grande foco para negócios e parcerias.
Vivemos hoje em um mundo globalizado, onde a comunicação com outras pessoas de distintos lugares é indispensável, seja para trabalho, lazer ou qualquer outro motivo, principalmente porque o Brasil está localizado no Mercosul onde a maioria dos países falam Espanhol e milhares de negócios são fechados com esse idioma.
Não é novidade que o domínio de línguas estrangeiras é fundamental no mundo globalizado. Neste contexto, o espanhol se apresenta como uma das melhores e mais vantajosas escolhas para brasileiros, tanto do ponto de vista profissional e acadêmico como cultural.
A exigência do espanhol no mercado de trabalho cresce à medida que aumenta o volume de negócios entre empresas brasileiras e companhias internacionais que têm o espanhol como principal língua. A ampliação das relações político-comerciais, facilitadas por acordos econômicos como o Mercosul (Mercado Comum do Sul), é um dos principais motivos da valorização da língua espanhola no país.
Se a integração comercial e profissional com nossos países vizinhos já é motivo suficiente para despertar o interesse pela aprendizagem do espanhol, a importância acadêmica e cultural desta língua reforça a imprescindibilidade de incluí-la no currículo. Nas áreas de Direito, Economia, Engenharia e Medicina, por exemplo, os cursos de pós-graduação têm extensas bibliografias em língua espanhola.
Além disso, o domínio do espanhol também abre um vasto leque de oportunidades culturais. A riqueza e diversidade cultural de nossos vizinhos latinos, que se estende pelo mundo das artes, literatura, cinema e esportes com nomes de destaque no cenário global, também tem aumentado o interesse das pessoas pela língua espanhola. Para estabelecer um intercâmbio cultural proveitoso é fundamental ter um conhecimento razoável do idioma e evitar o pensamento comum de que, por saber o português, podemos compreender o espanhol sem grandes dificuldades.
Nosso curso de língua e cultura espanhola está dividido em básico (A1 e A2), intermediário (B1 e B2) e avançado (C1 e C2), com aulas em grupo, dupla ou individual.
Curso voltado para jovens e adultos:
É capaz de compreender e usar expressões familiares e do cotidiano, assim como enunciados muito simples, que visam satisfazer necessidades concretas.
Ao final do nível básico, você poderá:
• Apresentar-se, conhecer e identificar pessoas;
• Fazer perguntas e dar respostas sobre informações gerais, profissões, horas, datas e país de origem;
• Falar de forma simples a respeito
de sua família, sua moradia;
• Fazer compras e pedidos em restaurantes, descrever pessoas e suas roupas;
• Pode descrever de modo simples a sua formação, o meio circundante e, ainda, referir assuntos relacionados com necessidades
imediatas.
É capaz de compreender as ideias principais em textos complexos sobre assuntos concretos e abstratos, incluindo discussões técnicas na sua área de especialidade.
Ao final do nível intermediário, você poderá:
• Falar sobre temas abordados no trabalho, na escola e nos momentos de lazer, etc;
• É capaz de produzir um discurso simples e coerente sobre assuntos que lhe são familiares ou
de interesse pessoal;
• Pode descrever experiências e eventos, sonhos, esperanças e ambições, bem como expor brevemente razões e justificações para uma opinião ou um projeto;
• É capaz de comunicar com um certo grau de espontaneidade
e conversar com falantes nativos, sem que haja tensão de parte a parte;
• É capaz de compreender as ideias principais em textos complexos sobre assuntos concretos e abstratos, incluindo discussões técnicas na sua área de especialidade;
•
É capaz de exprimir-se de modo claro e pormenorizado sobre uma grande variedade de temas e explicar um ponto de vista sobre um tema da atualidade, expondo as vantagens e os inconvenientes de várias possibilidades;
Pode exprimir-se sobre temas complexos, de forma clara e bem estruturada, manifestando o domínio de mecanismos de organização, de articulação e de coesão do discurso.
Ao final do nível avançado, você poderá:
• Compreender um vasto número de textos longos e exigentes, reconhecendo os seus significados implícitos;
• Exprimir de forma fluente e espontânea sem precisar procurar
muito as palavras;
• Usar a língua de modo flexível e eficaz para fins sociais, acadêmicos e profissionais.
• Compreender, sem esforço, praticamente tudo o que ouve ou lê.
Atestando o grau de domínio do espanhol por meio eletrônico destinado a estudantes e profissionais dos cinco continentes. |
• É promovido pelo Instituto Cervantes, da Universidad Nacional Autónoma de México, a Universidad de Salamanca e da Universidad de Buenos Aires, garantindo normas de boas práticas de qualidade no desenvolvimento dos testes, bem como a utilização de diferentes variedades linguísticas do mundo hispânico.
• SIELE atesta o grau de competência na língua espanhola através de quatro provas: Compreensão de leitura, Compreensão aditiva, Expressão e interação escritas e Expressão e interação orais; e tem como referência os níveis estabelecidos pelo Marco Comum Europeu de Referência para as Línguas (MCER) do conselho da Europa.
O Diploma de Espanhol como Língua Estrangeira (DELE) é um título oficial que comprova grau de fluência e domínio do idioma. O teste de proficiência em espanhol é outorgado pelo Instituto Cervantes em nome do Ministério da Educação, Cultura e Esporte da Espanha. A Universidade de Salamanca é a responsável pela elaboração, correção e classificação final do exame. |